Espaços
Zona Desportiva da Cidade – Parque Maia
Laura Roldão e Costa, Arq.ª Paisagista (LR - Arquitectura Paisagista)
2018
Domingo
Visitas Comentadas
Dom 15h, 16h, 17h e 18h, Arq. Susana Carvalho (Divisão Edifícios e Equipamentos Câmara Municipal Maia) e Dr. Paulo Queirós (Divisão Desporto Câmara Municipal Maia)
Máximo 10 pessoas por visita
Necessário pré-marcação
Acesso total a pessoas com mobilidade reduzida
Permitido fotografar
Reservas
Reservas através do Eventbrite
-
Descrição
O Parque da Maia é uma área que encontrou, com naturalidade, a sua inserção no território urbano. O parque configurou-se como o espaço qualificador e agregador de uma série de equipamentos implantados no grande quarteirão da Zona Desportiva da Cidade inscrito pelos seguintes arruamentos: Avenida Luís de Camões, Avenida Altino Coelho, Avenida D. Manuel II e Rua José Rodrigues da Silva Júnior.
A capacidade qualificadora e agregativa do parque está relacionada – quase exclusivamente – com a sua condição de “espaço verde”. Aqui, a palavra “verde” significa uma espécie de matéria vegetal que se pode moldar e conformar no espaço de modo tão diverso como peculiar, pois essa matéria é nas suas qualidades física e biológica, tão variada quanto particular. Para além disso, “verde” também quer significar um certo sistema de categoria de espaço não edificado da cidade, como área sem densidade de construção – em grande parte, com solo permeável, mas também com pavimentos duros de betão e pedra destinados à circulação recreativa – e como área de descompressão de outras zonas da cidade relacionadas com o stress quotidiano, no sentido de garantir um suporte espacial para um amplo conjunto de outras atividades que promovem o bem-estar físico e mental das populações.
Para o novo ordenamento foram importantes as modelações da topografia, a geometria dos percursos pedonais, a inclusão de mais instalações desportivas (cobertas e a céu aberto) e, sobretudo, a valência plástica dos elementos vegetais, quais formas verdes, cuidadosamente selecionadas e implantadas para conformar uma espécie de orgânica agregadora do todo. [Sérgio Filipe Pinto Amorim]
Localização
Avenida Altino Coelho (Ponto de encontro: junto à esplanada do bar)
4Direções: Google Maps / Apple Maps
Transportes Públicos
Metro: Linha C - Fórum da Maia
Autocarro: STCP - 603, 604