Caleidoscópio

Percursos pela Arquitetura

Performances Dança

Companhia Instável

Horário

Sáb.
10:45
11:45
12:45
13:45
Dom.
10:45
11:45
12:45
13:45

Sábado, Quinta da Gruta / Domingo, Quinta dos Cónegos

sujeito à lotação dos espaços, conforme orientações da DGS

Visitas sem marcação; por ordem de chegada

Descrição

Tendo o espaço como primeiro estímulo para a criação, nove intérpretes irão explorar dois jardins - a Quinta da Gruta e a Quinta dos Cónegos, ambas na Maia - além das suas possibilidades comuns. O espaço não só irá influenciar os corpos, como também será influenciado pelos mesmos. O resultado será uma performance site-specific, que se caracteriza por uma troca simbiótica entre espaço e corpo.

A performance, integrada no projeto Percursos pela Arquitetura, surge como uma colaboração criativa entre os integrantes da 1ª edição do FOCAR (Formação Orientada em Coreografia para Arquitetura), promovida pela Instável - Centro Coreográfico.

Criadores e performers integrantes da Formação Orientada em Coreografia para Arquitetura “FOCAR”:

Chiara Andreoni, Giulia Romitelli, Gunnar Guedes Borges, Irène Nerys, Joana Pinto, Léa Gressier, Natia Chikvaidze, Saskia Faye Larcombe.

-

PERCURSOS PELA ARQUITETURA -Com o intuito de encontrar uma forma de diálogo com os espaços urbanos, a arquitetura, as memórias e os destinos por eles propostos, Percursos pela Arquitetura - um projeto de Ana Figueira - incentiva a criação de pequenas peças coreográficas através da exploração destes diversos locais e contextos não formais para a Dança. Os participantes encontram aqui a possibilidade de criar uma pequena peça coreográfica, em site-specific, a partir da contaminação com o espaço em que o corpo se insere, descobrindo e estabelecendo novas relações com o lugar habitado através da experimentação, da análise e da reflexão - princípios fundamentais deste projeto.

FOCAR - Formação Orientada em Coreografia para Arquitetura - é uma formação direcionada para criadores na área da dança contemporânea interessados em explorar a coreografia em/para espaços informais, públicos, privados e coletivos. De cruzamento disciplinar, procura atuar ao nível da formação e investigação artística na sua íntima relação com a arquitetura, a qual a dança contemporânea frequentemente ocupa e se apropria.

Informações

Cada performance tem uma duração aproximada entre 5 a 10 minutos. Uso de máscara e distanciamento social (2m) obrigatório.